Garrafas PET são utilizadas na construção de canteiros de hortaliças
Uma nova técnica de utilização de garrafas de polietileno tereftalado, também conhecidas como garrafas PET está ganhando outra utilidade, evitando o descarte na natureza e preservando o meio ambiente. Através da reutilização do vasilhame, o agricultor familiar Carlos Rodrigues de Santana, do município de Dianópolis, a 441 km de Palmas, está aproveitando garrafas de refrigerante de plástico vazias, também conhecidas como PET, na construção de canteiros para hortaliças, utilizando-as cheias de água e tampadas, substituindo as técnicas anteriores, que utilizavam madeira, tijolos, entre outros.
Segundo o engenheiro agrônomo do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e chefe da ULES - Unidade Local de Execução de Serviços de Dianópolis, Nélio Póvoa Filho, a nova técnica evita a proliferação de pragas nas hortaliças, além de deixar mais limpas as folhagens e livres de possíveis contaminações com demais produtos orgânicos.
Novidade :Segundo o agricultor familiar Carlos Rodrigues de Santana, os canteiros de garrafa PET, além de bonitos, ajudam a preservar a natureza e geram renda aos catadores de materiais recicláveis, já que são adquiridas por R$ 0,05 centavos a unidade. 'Os canteiros ficaram mais bonitos e as pragas diminuíram', ressaltou'.
Em tempo: Segundo Carlos Rodrigues de Santana, para fazer um canteiro de 30 metros, são necessários 250 garrafas, que poderiam estar ganhando um destino menos nobre, como o envio aos aterros sanitários.
Composição : O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Alem disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário